"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

“TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS"

Quem não lembra do Pequeno Príncipe?  Imortalizado pelo tempo e pelo imaginário de todos nós, quem não lembra dele cativando e emocionando, tudo relatado pela visão inocente de uma criança?
O livro escrito por Antoine de Saint-Exupéry nos presenteou com uma estória fantástica num livro infantil mas que as mensagens são diretamente direcionadas a todos os adultos sensíveis as suas divagações e sentimentos.
A história do aviador francês que cai no deserto e se vê perdido, até que aparece no meio do nada o menino de cabelos cor de ouro para lhe fazer companhia...
Cheio de por ques e desejos, pede-lhe para desenhar um carneiro, diz que veio de outro planeta, descreve que nele existe três vulcões e uma flor, a rosa que ele devota e é a coisa mais importante que possui, e diz estar a procura de novos amigos. Apesar das frases aparentemente ingênuas elas são cheias de complexidade, o trecho sobre a raposa, a necessidade de cativar...
Não é difícil entender por que O Pequeno Príncipe é lido e relido no mundo inteiro a várias gerações, ele consegue nos transmitir uma paz quase infantil, um sentimento de amor inexplicável por aquela criaturinha tão doce, e nos faz ver o quanto conseguir complicar as coisas simples e não enxergar o que realmente é essencial para a vida: o amor, os amigos.
É quase impossível traduzir em palavras o livro, eu fui apresentada a ele por uma amiga ainda no ensino fundamental a mesma que me apresentou o "ET" , e nunca mais me afastei dele, hoje já dei de presente pra Ana Clara e espero que ela tenha o mesmo sentimento e devoção por ele...que ela chama de "o livro do príncille".
Algumas de minhas frases preferidas para relembrar:

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”

“Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste… – Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.  
  Não me cativaram ainda.”

“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”

“Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será 
 diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra, o teu me chamará para fora da 
 toca, como se fosse música”.

“Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”.

“Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será
  como se todas as estrelas te rissem ! E tu terás estrelas que sabem rir.”

“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.”

 “É o espírito que conduz o mundo e não a inteligência.”

 “E gosto, a noite, de escutar as estrelas.”

“O que nos salva é dar um passo e outro ainda.”

“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante”

“Tu serás para mim único no mundo e eu serei para ti única no mundo”

 “A gente só conhece bem as coisas que cativou.”

 “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar.”

 “Quando a gente está triste demais, gosta do pôr do sol.”

 “O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.”

“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”

 “Se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.”

 “Uma pessoa para compreender tem de se transformar.”

2 comentários:

  1. “É o espírito que conduz o mundo e não a inteligência.”
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras....SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO!

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva