"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AMO VULCÕES


Vulcão do monte Shinmoedake que entrou em erupção no Japão hoje 27/01/2011



Sempre que um vulcão entra em erupção como esse de hoje no Japão, fico imaginando a sensação de ver e viver tudo isso, o encantamento e o medo paralisando, a fuga das pessoas, as cinzas caindo como chuva, depois a lava petrificando tudo. Sempre quis presenciar tudo isso de perto...mas antes eu não tinha a Ana Clara, e confesso que era muito mais corajosa...hoje sinto que não teria essa coragem...hoje tenho a obrigação de viver...mesmo que esse simples fato também nos faça correr riscos diários.
Os vulcões sempre me encantaram, não sei quando ou como isso começou, acho que foi nas aulas de Geografia ainda no ginásio, e junto com os Vulcões a paixão pelo Chile, (e consequentemente por Neruda)que possui vários. Um país diferente, mágico, de constrastes geográficos, tem ao norte o deserto do Atacama, Santiago na região central com vista para a incrível Cordilheira dos Andes, sempre vestida de branco do inverno à primavera, depois nos outros meses com neve eterna nos picos, e no Sul a região dos lagos e vulcões com a exuberância da natureza, sem esquecer o extremo Sul com a Patagônia Chilena...Impossível não ficar encantada com esse país. Confesso que fiquei muito triste no ano passado com tudo o que houve por lá, e exatamente por "culpa" dos meus admirados vulcões.
Conheci o Chile, realizei esse antigo sonho em Dezembro de 2004, passamos o Reveillon no Bali Hai em Santiago,com a Cordilheira como cenário. Vi uma parte de tudo isso, me encantei e nada do que eu diga vai expressar o que senti em estar lá, a magia do lugar, dos costumes, impossível não sentir saudades.
E é claro, que um dos responsáveis por essa minha paixão pelo Chile também foi Pablo Neruda, um poeta apaixonado e apaixonante, que amava o Chile em todas as suas formas e cores.
A foto abaixo foi tirada quase no topo do vulcão Osorno, o mais imponente e lindo na minha opinião...
Fica a dica: mesmo com tudo o que houve, vale a pena conhecer e se encantar....
E quem sabe ver um vulcão dando show?

                                        Foto: Topo do vulcão Osorno no Chile - Dez.2004

2 comentários:

  1. Chile, Neruda, "N" e "Relicário", Santa Catarina, Vinho, Ipês amarelos... "As coisas lindas são mais lindas quando você estar"

    Beijos
    Telma

    ResponderExcluir
  2. Esse vulcão é o que fica em Pucón? Muitos amigos meus foram para lá, mas eu acabei não indo. Mas, como falamos ontem, se eu tivesse conhecido tudo, não teria novidades para ver quando voltar.

    Realmente, o Chile é apaixonante. Ainda quero conhecer o norte e o sul, mas Santiago me conquistou de primeira. Lá vivi tantos momentos felizes que, realmente, precisaríamos de horas pra contar tudo.

    Realmente, o terremoto foi um episódio muito triste... Mas aquele povo é forte demais, se reergueu rapidinho! Amo!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva