"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pai, Começa o Começo?

              Foto: Ana Clara e papai Paulo (Que sempre começa todos os começos pra ela)

Recebi hoje, véspera de feriado esse texto/presente de minha querida amiga Tati. Parece que ela tem esse dom...de me mandar as palavras que preciso e amo ler...
Tenho que confessar que me emocionei muito, afinal quem não pedia pro pai "começar o começo"?
Faz tempo que meu pai não começa o começo pra mim, mas ele começou, teve começo, teve meio, e infelizmente teve o fim faz tempo já. Mas sempre que me vejo numa situação complicada fico tentando imaginar o que ele diria, qual seria o começo do começo do conselho dele.
Existem feridas que não cicatrizam, elas amenizam, mas sempre doem: a dor da saudade.
Uma pena não ter o autor.
Mais uma vez obrigada Tati querida e um ótimo feriado.

                                              PAI, COMEÇA O COMEÇO!
"Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - "pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
          Meu pai faleceu há muito tempo, e há anos, muitos, aliás, não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
"Pai, começa o começo!". Ele não só "começará o começo", mas te ajudara a resolver toda a situação com você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: "Pai, começa o começo!".

(Desconheço o autor)

"A saudade é o que faz as coisas pararem no Tempo."
 ( Mario Quintana )

2 comentários:

  1. ...olhos marejados!
    amo meu pai, minha mãe, e todos os começos dos começos....
    bjs
    Fê Novak

    ResponderExcluir
  2. As nossas afinidades...
    Ao ler cada palavra sinto que a união delas fazem parte de um grande amor, desses que não esquecemos jamais.
    LINDO.

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva