"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

terça-feira, 15 de março de 2011

Pessoas são um Presente


Hoje eu quero falar de pessoas, de gente, de amigos.



Estou cercada de pessoas que são como raios de sol, que iluminam meus dias, que sabem pelo meu olhar se tudo está bem ou não, tudo o que há de melhor e pior em mim.
Sou grata a cada uma delas pelo bem que me fazem. Embora nem todas estejam todo o tempo na minha vida, participando dela ativamente.

Tem algumas que vejo uma vez por mês em encontros que fazem o tempo voar, outras uma vez por ano e mesmo tendo que atravessar um oceano inteiro, quando nos encontramos parece que nunca estivemos longe. Outras nem moram tão longe, somente em outros estados, mas com a internet acabamos nos falando quase todos os dias e parecem que estão ali do lado, são fontes de energia e proteção. É para elas que recorro quando preciso de colo, de abraço....
E pasmem...tem algumas que nunca vi de verdade....mas eu as sinto perto em momentos muito importantes, o que faz com que a essência delas se perpetue em mim com seus cheiros, suas cores...
Outras pessoas aparecem em músicas, em lembranças e até nos silêncios que tanto gosto...
Mas tem dias que precisamos exercer a paciência com outras...mas acredito que estão ao nosso lado para crescermos como pessoas, como seres humanos passíveis de errar, cair e levantar.
Neste momento, em especial, eu me sinto acolhida pelo Amor e pelo cuidado de gente iluminada. Por você, que está lendo isso aqui. Dia desses recebi algumas palavras de uma amiga que hoje mora num lugar onde os tons de azul são incontáveis, e você não sabe o que é céu e o que é mar que dizia assim:

"A chuva despenteia, derrete a maquiagem, revela nossa alma e deixa a gente quase transparente e sem proteçao.
É preciso muita coragem pra gostar de tudo isso, ser verdadeira para aceitar a exposiçao, e ainda assim continuar sendo luz.
Você é assim"

De outra, que sabe dar o valor exato para o nascer de cada dia, para cada nascer e por-do-sol perto do mar que tanto ama, algo que também me emocinou ao dizer que eu era real e ao escrever:

"E só se vive realmente a vida quando sabemos como somos ou talvez apenas sabemos que queremos o aqui, o agora, o depois, o ontem, um pouco de sol, uma tarde chuvosa... "


Pessoas especiais são assim, e esses pequenos gestos podem transformar todo o seu dia...te dar um pedacinho do céu quando a terra te entristece, te fazer sorrir e chorar ao mesmo tempo, te emocionar, ...parece que fazem a vida valer a pena...nos ensinam a ler os sinais... são presentes de Deus na vida da gente...como esse texto que recebi a muuuitos anos, e o guardo a sete-chaves ainda no papel...e realmente acho que pessoas são um presente....


 PESSOAS SÃO UM PRESENTE

Vamos falar de gente, de pessoas...
Existe, acaso, algo mais espetacular do que gente?
Pessoas são um presente.
Algumas tem um embrulho bonito,
como os presentes de Natal, Páscoa ou festa de aniversário.
Outras vêm em embalagem comum.
E há as que ficaram machucadas no correio...
De vez em quando uma Registrada.
São os presentes valiosos.
Algumas pessoas trazem invólucros fáceis.
De outras, é dificílimo, quase impossível, tirar a embalagem.
É fita durex que não acaba mais...
Mas... a embalagem não é o presente.
E tantas pessoas se enganam, confundindo a embalagem com o presente.
Por que será que alguns presentes são complicados para a gente abrir?
Talvez porque dentro da bonita embalagem haja muito pouco valor.
E bastante vazio, bastante solidão. A decepção seria grande.
Também você amigo.
Também eu.
Somos um presente para os outros.
Você para mim, eu para você.
Triste se formos apenas um presente-embalagem:
muito bem empacotado e quase nada, lá dentro!
Quando existe verdadeiro encontro com alguém,
no diálogo, na abertura, na fraternidade,
deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de reais presentes.
Nos verdadeiros encontros humanos,
acontecem coisas muito comoventes e essenciais:
mutuamente nós vamos desembrulhando, desempacotando, revelando...
Você já experimentou essa imensa alegria da vida?
A alegria profunda que nasce da alma,
quando duas pessoas se comunicam virando um presente uma para outra?
Conteúdo interno é segredo
para quem deseja tornar-se Presente aos irmãos de cada estrada
e não apenas embalagem...
Um presente assim não necessita de embalagem.
É a verdadeira alegria que a gente sente e não consegue descrever,
só nasce no verdadeiro encontro com alguém.
A gente abre, sente e agradece a Deus.

Pessoas São Um Presente
(Autor desconhecido)

5 comentários:

  1. O que posso transformar em palavras depois das tuas?
    È difícil.
    Você me emociona. A leio e me liberto.
    Volto a dizer que mesmo com o desejo de abraça-la, mesmo não estando ao seu lado, você se faz complemento.

    E tudo poderia ser assim ao seu lado
    Chorei, sorri, conversei, torci, esperei 09 meses uma menina contigo, aguardei...
    Viajei ao Chile, me reconheci, me reencontrei...
    Senti saudade, tomei vinho... Fomos juntas a vários shows de Nando Reis.
    Falamos de amor, paixão, saudade, vontades, vidas que se reconhecem.
    Nossos companheiros brindaram juntos em quanto nós andávamos descalças pela praia
    Quantas vezes ouvimos Relicário, lemos Neruda....
    E você enxugou ás águas que insistiam em cair sob meu rosto.
    Deu-me esperança, torceu e foi feliz com bons resultados.
    Fomos ao Sul da Bahia, meu segundo lar.
    Conheceu meu trabalho e passou um dia maravilhoso na ong com as crianças.
    Olhamos Vênus e Júpiter no telescópio
    Planejamos viagem para Itália

    Você reclamou do meu cigarro...

    Entanto, nunca fomos ao Chile Juntas, nem lembro de ter ido sozinha a não ser pelo
    Seus escritos encantadores.
    Nunca sequer nos abraçamos ou olhamos uma nos olhos da outra, vimos um por do sol ou um arco-íris depois de uma bela chuva.
    Tudo é irrelevante, inclusive a distancia geográfica perante seu olhar para o mundo.
    Eu me reconheço em você e não apenas por termos alguns gostos ou coincidências da vida em comum, eu me reconheço em você porque você se faz real, plena e me toca profundamente em cada gesto.
    Perdão se me pareço excessiva, mas que sou um tanto piegas, e não desisto de dizer para algumas pessoas “Eu te amo”.

    Beijos em você e sua linda família.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado tudo isso aqui hoje. E isso tudo só poderia ter acontecido aqui.Hoje estou fragil,estou fraca e emotiva.Hoje sinto falta do cheiro da minha casa e da comida da minha vó.Hoje eu queria colo e ser delicada para com a minha pessoa.Hoje queria ver meus brinquedos prediletos e sentir cheiro de bolo.Hoje me senti só no meio de todo mundo e sinto medo de avalanches.Hoje duvidei de deus mais uma vez.Hoje duvidei das pessoas e duvidei também de mim.Mas ao te ler....senti amparo, senti a amiga me abraçar com carinho e dizer ao meu coração que pessoas existem e sentem também.Algumas são raras,são impares e por tanto junto dessas pessoas sempre tem outras que certamente algo de lindo guardam tão bem...que aqui estamos.Li o depoimento acima tão honesto e tão limpo que chorei.Junto com as tuas palavras que ja salgavam meu rosto desamparado,juntei a emoção das palavras da Telma que em tudo é verdade,pois é assim exatamente assim que tu é.É assim que te sinto em meu coração que hoje precisava tanto disso....
    Um abraço repleto de carinho dessa Hibas que tiiiiii assim..

    ResponderExcluir
  3. O mais louco é ter que assinar anônimo pois nessa coisa não sei brincar..Mas hoje anônimo até que me cai bem...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lindas as suas palavras que fazem uma junção perfeita. e o texto que você tinha guardado é mais lindo ainda.
    Todos os dias eu entro aqui para ver se tem coisa nova postada, pq suas mensagens são encantadoras, é capaz de me transportar ao passado me fazendo reviver cenas, e até o perfume da infância, que dá uma vontade enorme de voltar o tempo e fezê-lo parar mais ao mesmo tempo me dá uma angústia pelo fato de saber que no decorrer da vida até aqui conheci pessoas maravilhosas das quais não me vejo sem, que realmente me dão muito motivo para lutar, que me fazem ter uma anciedade pelo fututo..
    as suas mensagens transbordam à beleza da vida...
    Sério mesmo muitas mensagens me fizeram chorar muito... mudaram o meu dia me aliviando o estress de faculdade, vida pessoal, vida profissional.... nossa um calmante muito bom..
    Que Deus te ilumine cada dia mais, para cada vez mais proporcinar esse maravilhoso sentimentos aos que te acompanham..
    Beijos à você e a sua linda família

    Att. Meri

    ResponderExcluir
  5. Pingos de chuva caem dos meus olhos de azeitona numa explosao de alegria e agradecimento. Pinga tanto que molha o chao, viaja de uma américa a outra, vai crescendo ao se juntar com a beleza dos paises que precisa atravessar até chegar em Blumenal na forma de chuva de Amor para te banhar como se fosse meu abraço. Hoje milagrosamente os dentes de leao divertiram essa cidade que mistura céu, mar, nuvens, tudo em vários "azules" que um dia ainda vou te mostrar. Tenho certeza de que foi você que soprou daí. Por isso nao há distância que separe, nao há problemas que nao possam ser divididos, e nao há outra coisa que mova esse mundo que nao seja AMOR DE UMA AMIZADE: LOVE YOU!

    Pues es luz lo que sale de su corazón, pura luz que ilumina a todos que tienen la felicidad de conocerla. Si estoy aqui es porque caminaste a mi lado. Soy grata, eternamente. Y seguimos por este mundo y por otros que aún vamos estar. Porque seguramente nuestros corazones se reconocerán.

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva