"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dias de Melancolia


Tem dias que acordo com um aperto no peito, dias de apreensão, de sentimentos desencontrados, indícios de situações que não sei quais são, mas sei que sinto a sensação de coisas presas misteriosamente dentro de mim, de palavras não ditas, de frases não escritas, um coração que lateja, ecoa sonhos e melodias nunca ouvidas,  vontade de pintar o mundo de azul, de voltar a ser criança, de poder voltar e fazer diferente algumas coisas do passado.
São dias que não posso ficar sentada esperando meu coração encontrar sossego. Em dias assim aprendi o significado real da palavra paciência, viver sem preocupações é uma utopia.
Entre a vontade que liberta existem as obrigações que escravizam, hoje poderia ser somente um dia de chuva comum, com raios e trovões, mas a mente brilha, o sol também, a alma viaja por lugares já vistos ou não,  a luz...a ânsia de fazer tantas coisas, e várias são sacrificadas todos os dias.
Sou do tipo de gente que tem coragem, mas que também tem medo sim... medo de perder o que não se pode controlar.
Queria ver minha vida do alto, do avesso, de tras pra frente, num dia de chuva e me surpreender e me encantar com esses novos ângulos.
O inverno está chegando, e com  ele todo o encantamento da estação, queria estar maravilhada com os primeiros dias de outono, ver as folhas que indiferentes a estações ou efeito estufa continuam caindo displicentemente das árvores.
Faz tanto tempo que  não vejo a joaninha que me visitava constantemente, toda exibida e diferente, suas cores não eram as tradicionais, parecia que ela sempre estava em dia de festa, e ela deixava sempre ainda mais coloridas minhas flores. Cada vez que ela aparecia relembrava-me a infância, o perfume das flores daquela época. Ela nunca tinha medo, nunca batia as asas ou ia embora com a minha presença, fazendo com que eu imaginasse mil significados e enigmas. Uma amiga quis catalogá-la,  deixá-la exposta num museu...isso é que não, deu-me o nome científico dela: Diabrótica Speciosa, Família Chrysomelidae...como ela poderia ter um nome tão feio? Como alguém teve essa coragem?
Talvez seja esse o motivo da melancolia...lá eu tinha contato todos os dias com o mundo lá fora...não eram só papéis, números, computadores e pessoas, paredes imaculadamente claras, florescentes iluminando...parece que os dias era maiores, tinha o meu jardim, minha hora do almoço com direito a ar puro, joaninhas e meu gato Pingo, companheiro de 17 anos...
Lá eu tinha vizinhos, sentia o cheiro de café e de alguém fritando bananas ou bolinhos no meio da tarde.
Lá...eu era mais feliz...
Hoje, aqui, preciso urgentemente de férias.

   
"Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa"
José Saramago  

2 comentários:

  1. Ando assim, querendo receber carta, bordar, fazer capas de cadernos de tecidos, talvez queremos o que não temos mais, ou o que não podemos ser nesse momento.

    E tem algo guardado no seu coração. Tem algo flutuando nas suas asas de borboletas...

    E os dias passam apressados, e as pessoas vão e vêm, e alguns desejos ficam guardados... Hoje vou tentar fazer biscoito de manteiga, bolo de fubá e café quente. Pensarei em você.

    ResponderExcluir
  2. Oi...Só passei pra dizer que eu adoro seu blog e o leio sempre....
    Eu também fico em melancolia para saber: como fazer meu dia maior? ou como "Lá" na minha infância os dias eram "enormes"?!!!
    Deixa prá lá....acho que não temos respostas para esse perguntinha.
    beijos

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva