"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Águas de Março

                                      Foto: Vôo de Buenos Aires destino a Ushuaia

Tem dias que tenho vontade de sair por aí.
Vontades incontraláveis de reviver lembranças, lugares, momentos...
Voltar ao mundo cor-de-rosa de minha infância, o mundo de sonho, grama verde, balinhas de jujuba nos bolsos de meu avô, junto com o cafezinho quentinho e os morangos colhidos as escondidas de minha avó.
Voltar para um mundo que mais me viu por dentro, do que todos viram ou perceberam por fora, nos dias que chorei na adolescencia, nos dias que me perdi e achei, nos dias de alegria e felicidade extrema, nos dias em que tive medo: do dia seguinte, da vida que estava por vir....dos dias de muita coragem, de achar que o mundo me pertencia...
Os lugares, os cheiros, os barulhos....o silêncio de um dia de sol na praia no inverno, as pessoas passeando com com calma, das gaivotas mergulhando em busca do seu alimento...das crianças que mesmo com frio não resistem ao banho de mar.
Tem dias que sinto saudades de olhar as estrelas até tarde, de ver o ir e vir dos aviões... de imaginar quantas pessoas estão nesse ir e vir, quantos sonhos, quantos esperas, quantos encontros, reencontros...
Não gosto de lembrar de quase nada do passado, mas ele me acompanha bem de perto, sempre....as vezes não quero passar novamente em memória por caminhos que já cruzei, por relâmpagos que já vi, por trovões que já vivi...mas é involuntário....e a saudade se faz presente, concreta, real.
Tem dias que o silêncio se faz, talvez por não tem muito a ser dito, ou ao contrário...por querer dizer tantas coisas que a   voz embarga e os dedos não digitam o que o coração sente.
Tenho saudade do que senti ao ver a gama de cores patagônicas, da primeira vez que vi raios e trovões acima das nuvens....
Mas tenho mesmo saudades de quando amava saber que as chuvas de março fechavam o verão...e hoje elas me trazem recordações de finalização de ciclos, me trazem saudades da época que eu achava que elas eram mesmo promessa de vida no meu coração...
O mês de março é contradição...felicidade e tristeza dentro do mesmo time como diz Nando Reis em uma de suas músicas!!!!

Um comentário:

  1. Linda Néia

    Creio que sabes o que acho de cada palavra escrita, escuto sua voz como se estivesse aqui ao meu lado.
    Sou totalmente suspeita para falar do mês de Março, aniversário de minha mãe, partida de meu pai, e a vida toma um outro sentido.

    No entanto, ter essas vontades, viver o sol, o mar, cada cheiro, novas vidas, manter a memória nas lembranças que trazem poesias, vogais e consoantes, mistura de sentimento, é sabor que perpassa o tempo, que não tem espaço, e que muitas vezes não tem corpo, só tem alma.

    Obrigada... E nem sempre os dedos precisam digitar o que o coração sente, nem muito menos as mãos precisam caminhar dadas uma com a outra para existir algo maior e inexplicável.

    Beijos

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva