"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Livros de Cabeceira


Gosto de ler desde sempre...difícil difinir quais os preferidos, cada um teve sua época, sua história...
Hoje estou lendo O Castelo de Vidro, que ganhei de presente de uma amiga, tenho certeza que ainda voltarei a falar dele por aqui assim que terminar...
Sempre achei que a leitura nos dá a liberdade de voar para lugares, experiências....traz à vida o colorido que falta, nos emociona, alegra ou entristece com a mesma sutileza das asas de uma borboleta no seu vôo.
Então...aqui estão meus preferidos, tenho certeza que terei que deixar alguns de fora..quem sabe para um próximo post...e você do que gosta de ler? Qual seu livro de cabeceira hoje???
Um beijo,
Lucinéia

Então vamos lá:
Nunca esquecerei de quando li AS REINAÇÕES DE NARIZINHO, nele Monteiro Lobato trama uma série de cenas e aventuras em que a realidade e a fantasia, tratadas pela sua imaginação, se misturam.

E foi paixão com O PEQUENO PRÍNCIPE de Antoine de Saint-Exupéry, aparentando ser um livro para crianças mas que me acompanha até hoje com o grande teor poético e filosófico.

BRIDA - Brida é a história de uma das mais jovens Mestras da Tradição das Feiticeiras. No estilo que o consagrou como um dos escritores mais vendidos do país, Paulo Coelho, conta os primeiros passos da então menina de 21 anos que, um belo dia, decidiu que seu destino estava profundamente ligado aos mistérios da magia. Li Brida ainda adolescente e fiquei encantada...

LIVRO DO DESASSOSSEGO - Fernando Pessoa
O Livro do Desassossego é uma das obras maiores de Fernando Pessoa. É um livro que parece não ter começo nem fim, somente fragmentos...
"São horas talvez de eu fazer o único esforço de eu olhar para a minha vida. Vejo-me no meio de um deserto imenso. Digo do que ontem literariamente fui, procuro explicar a mim próprio como cheguei aqui."


CEM ANOS DE SOLIDÃO - Gabriel García Márquez
O livro conta a história de Macondo, uma cidade mítica, e a dos descendentes de seu fundador, José Arcadio Buendía, durante um século. Usando recursos do realismo mágico, estilo que ajudaria a difundir a partir de seu lançamento, em 1967, o livro mescla revoluções e fantasmas, incesto, corrupção e loucura, tudo tratado com naturalidade. A história começa quando as coisas não tinham nome e vai até a chegada do telefone.

A SEMENTE DA VITÓRIA - Nuno Cobra
Livro em que o ex preparador físico de Aírton Sena, revela os principais aspectos do seu método, que trabalha não só o corpo, mas também a mente e o espírito.
"A minha proposta é fazer do corpo um caminho para você atingir a pessoa como um todo, para desenvolver o potencial humano, chegando à mente, à emoção e ao espírito"

CONFESSO QUE VIVI - Pablo Neruda
"Estas memórias ou lembranças são intermitentes, e por momentos, me escapam porque a vida é exatamente assim. A intermitência do sonho nos permite suportar os dias de trabalho. Muitas de minhas lembranças se toldaram ao evoca-las, viraram pó como um cristal irremediavelmente ferido."




3 comentários:

  1. O meu atual é A Menina que Roubava Livros, e é MUITO ESPECIAL por ter passado por certas maos de fada amiga. É triste, emocionante e de uma narrativa de tirar o folego. O mais feliz de tudo sao as marcas de lápis no início. Ë um livro com vida, apesar de falar da morte, pq veio de presente, em uma caixa cheia de beijos e carinhos que cairam no meu colo pedindo casa. Agora sao meus, e guardo para sempre que der saudade ...
    Obrigada, Só Voce, entre todas é Só VOCE!

    ResponderExcluir
  2. O Castelo de Vidro é um livro muito bonito, eu adorei. Mas o meu preferido entre todos os muitos e muitos que eu já li é É Tarde Para Saber. Ás vezes me questiono o porquê de gostar tanto dele, um livro sem nada demais... mas é ele, e claro, muitos outros que leio e releio tantas vezes, em alguns momentos inteiros, em outros, apenas fragmentos. Beijos, saudades sempre, e muitas leituras e trocas de informações. A nossa longa amizade!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por livros infantis, participei de Projetos de bibliotecas comunitárias e fiquei apaixonada por fábulas, por livros que dizem muito da nossa alma infantil.
    Li muitos livros com cunho sócio-cultural, político-pedagógico. Autores que trouxeram luz e entendimento da realidade, Darcy ribeiro; Eduardo Galeano desde “As Veias abertas da América Latina ao lindo ‘O livro doa abraços “. E como não se deixar levar pelas palavras de Gabriel Garcia Márquez. .
    Gosto de livros de fotografias, histórias da Arte e da Dança. Clássicos como Dom Quixote de La Mancha, Romeu e Julieta, sou apaixonada por William Shakespeare. E quando criança gostava de ler clássicos da literatura brasileira, autores como Machado de Assis, Graciliano Ramos, até endoidecer por Fernando Pessoa.
    Na adolescência e na “faze atual” livros de Virginia Woolf, Maria Clara Machado, Adelaide Amaral, Vinícius... Chico Buarque... Adelaide Prado.... Uma complexidade feminina como Clarice Lispector, o lindo mistério na escrita de Lya Luft...

    Gosto de palavras

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva