"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante"
(Antoine de Saint-Exupéry)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Música e Poesia Fazem Bem pra Alma!!!


Segundo o dicionário Poesia é “inspiração”, “arte de escrever em versos”, acho uma definição pequena. Poesia é muito mais que isso, pode ser musicada, editada, vivida, sonhada. E música “é arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons”...
Muitos de nossos compositores conseguem unir a poesia com a arte da música. Não há sintonia mais bela e perfeita, pois ambas são alimento para a alma.
A poesia e a música sempre estiveram lado a lado, às vezes de mãos dadas, entrelaçadas, sempre na busca de novas formas de comunicação, expressão para registrar o tempo, o momento presente.
Como explicar o que a música faz com a gente?
Existem canções que parecem feitas pra gente. A “música mágica”, que geralmente nos deixa diferentes, nos faz sentir algo difícil de explicar, acho que nessas é diretamente a alma que as ouve... você consegue ver o brilho nos olhos, sentir, quase tocar com as mãos.Mas poderia citar muitos outros, Nando Reis, Renato Russo, Pablo Neruda, Caetano Veloso, Andrea Bocelli, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Fernando Pessoa...sim, acho difícil deixar cada um isolado em lados diferentes, eles fazem música, poesia, eles fazem bem a alma é como dar cor, vida, nuance as palavras.
Acredito que algumas instrumentais, englobam tudo isso, sem uma palavra, elas provocam sentimentos contraditórios dentro da gente. Fechar os olhos, sentir que está vivo, o começo, o meio e o fim, sem um justificar o outro...
Poderia citar tantas, mas acho que isso é mais que uma escolha, depende do sentimento de cada um. Depende do momento..

Diria que pra mim a música Relicário de Nando Reis http://www.youtube.com/watch?v=hISDd8Rp55w é a perfeita definição de sentimentos, emoção.
Acredito que o compositor tem a consciência de que a linguagem é um material vivo, um reino de palavras mágicas, questões pessoais, históricas e filosóficas. Ele não deveria nunca ser técnico, deveria transmitir sempre o que sua alma sente.

Acho que poesia e música se difundem em muitos aspectos, principalmente quando a profundidade de seus escritos servem para identificar a afinidade de quem as conhece.
O artista, seja ele o poeta da palavra ou o poeta da composição musical,  sempre é um canal aberto a comunicação entre as pessoas, fazendo todos os sentidos se excitarem ao apreciar uma boa combinação de palavras, tornando o mundo mais leve, mais musicalmente poético e colorido.

"Como a poesia, a música retrata os estados da alma e as ondulações do coração, e concretiza os pensamentos invisíveis, e descreve o que há de mais belo nos desejos e sensações do corpo."
(Khalil Gibran)


2 comentários:

  1. Pode citar quem quiser. Nando ainda será o numero 1 da lista.. risos

    ResponderExcluir
  2. tuas palavras, sempre tão lindas, sempre tão precisas. domingo, fez sete anos que ele se foi, e triste, escutei muito "conta" e todas as músicas do nando que me fazem pensar. mais um abril que está passando sem a presença de quem eu mais amei.
    beijos e muitas saudades, rachel

    ResponderExcluir

Pingos de Chuva